Cards

Avançadas impressoras a jato de tinta transformam a tradicional personalização de cartões de identificação seguros e possibilitam a abertura de novos mercados

Por: Tatiana Bolívar, Diretora de Vendas de Secure Issuance (Emissão Segura) da HID Global para a América Latina.

 A tecnologia especializada de impressão a jato de tinta está sendo adotada por segmentos de mercado de personalização de cartões de identificação e financeiros em uma ampla gama de aplicações em dois importantes setores. O primeiro inclui um novo segmento de mercado, de níveis básico e intermediário, que busca mais simplicidade, acessibilidade e facilidade de utilização dessas impressoras a jato de tinta. O segundo é voltado para as aplicações industriais de alto volume que buscam aumentar a produtividade na impressão de cartões, com maior velocidade, mais alta resolução, flexibilidade na modularidade de implantação e menor custo total de propriedade (TCO).

Nesta oportunidade examinaremos o segmento que adotou inicialmente a impressão a jato de tinta, no qual os avanços tecnológicos dispuseram a personalização de cartões de identificação seguros ao alcance de pequenas e médias empresas e organizações que precedentemente poderiam não ter se interessado por uma solução de emissão de credenciais. Numerosos avanços estão possibilitando que essas organizações adotem os benefícios da personalização de cartões de identificação.

 Uma nova categoria de impressão a jato de tinta

 As organizações de pequeno porte têm sido historicamente relutantes em adotar a personalização de cartões seguros para aplicações como crachás corporativos e de visitantes, carteiras de estudantes e professores, ou cartões de fidelidade e brindes. Essas restrições derivam em grande parte da necessidade de selecionar entre impressoras complexas, baseadas em fitas e sua tecnologia de sublimação de tinta, ou impressoras a jato de tinta que utilizam etiquetas adesivas e à base de papel. Possibilitar que a tecnologia opere com cartões produzidos com cloreto de polivinila (PVC), disponíveis no mercado, exigiu uma nova abordagem incluindo as tintas especializadas que aderem naturalmente aos cartões de identificação padrão já disponíveis em estoque.

Os benefícios dessa nova abordagem térmica da impressão a jato de tinta são significativos. Substituir as fitas de impressão por cartuchos de tinta encaixáveis, não simplifica apenas o uso e a manutenção, mas também elimina os resíduos de um conjunto inteiro de painéis de fita, para cada série de design dos cartões de identificação, pois a tecnologia drop-on-demand (DOD) ejeta as gotas da cabeça de impressão apenas quando necessário. A seleção dessas impressoras a jato de tinta e de suas tintas especialmente formuladas, inerentemente estáveis aos raios ultravioleta, também proporciona imagens, textos e códigos de barras resistentes ao desbotamento e mais duráveis do que os cartões impressos pelo processo DTC (Direct To Card), mesmo sem a adição de onerosas camadas de proteção.

 Conheça a nova impressora de tecnologia de impressão de cartões a jato de tinta econômica e de fácil utilização

 O que devemos avaliar

 A consideração mais importante para as soluções seguras de personalização baseada em jato de tinta, é que elas devem abranger a maioria dos estoques de cartões padrão (PVC) para impressão térmica a jato de tinta, para cartões em face única, incluindo modelos em PVC laminado utilizados na construção de cartões de crédito. Para um serviço ainda mais otimizado, a impressora deve proporcionar a impressão nos cartões, de borda a borda, com alta qualidade e em alta definição, diferentemente das impressoras DTC padrão, que podem deixar uma borda branca sem impressão nas extremidades.

Os usuários de impressão a jato de tinta necessitarão de um valor de resolução de 600 x 1200 pontos por polegada (DPI), para poderem imprimir imagens nítidas e brilhantes, além de textos e códigos de barras bem definidos. Eles também devem certificar-se de que sua unidade possa imprimir códigos de barras em cor preta compósita e/ou em cartões com chip embutidos, sem lacunas ou áreas brancas, oferecendo suporte para caracteres complexos como Kanji, Arábico e Cirílico, bem como para designs mais elaborados. A durabilidade da imagem também é uma característica importante para ser avaliada, e ela pode ser obtida por meio de uma combinação da formulação de tinta e da tecnologia de aquecimento para secagem rápida.

Ao considerar os custos de uma solução de personalização de cartões a jato de tinta, os usuários devem observar que em função da complexidade do design do cartão, um único cartucho de tinta tem o potencial de produzir centenas de cartões a mais, do que seria possível com a utilização de fitas de impressão. Os atributos finais da impressora a serem considerados incluem também a facilidade de implantação e de utilização, dimensão da área de cobertura e recursos de conveniência, como entrada e saída de cartões de um mesmo lado da unidade. A opção pela funcionalidade de leitura e codificação de cartões sem contato possibilita ainda, que as organizações criem cartões para controle de acesso à portas/portões, vendas sem uso de dinheiro, gestão de tempo e presença, aplicações em programas de brindes e de fidelização, além de cartões financeiros com uso de códigos QR.

 No passado, as organizações de pequeno e médio porte dispunham apenas de opções limitadas para emissão de credenciais personalizadas, mas o advento das impressoras térmicas a jato de tinta altamente especializadas, criou um novo referencial para facilidade de utilização e acessibilidade.

Agende uma consultoria gratuita com um especialista desta tecnologia para oferecer a seus clientes as melhores soluções

 # # #

RECENT POSTS